Cloud backup: 3 passos para implementar na sua empresa.

Cloud backup: 3 passos para implementar na sua empresa.

29 de outubro, 2019 0 Por admin

Como você mantém os dados da sua empresa seguros hoje em dia? Servidores físicos, HDs externos e pastas cheias de papéis são métodos comuns, mas saiba que essas estratégias já são coisa do passado. Atualmente, existe o cloud backup.

Com ele, a sua empresa centraliza todos os dados em um único local completamente seguro. Essa simples ação reduz custos, melhora o uso da infraestrutura, além de ser altamente escalável e de fácil acesso.

Parece atraente, não é mesmo? Por isso várias organizações estão abandonando os sistemas de backup tradicional, migrando para o cloud backup. Conheça um pouco mais sobre as vantagens da tecnologia neste artigo, entendendo qual é a sua utilidade no cenário empresarial.

O que é o cloud backup?

O cloud backup, também conhecido como backup na nuvem, é o armazenamento de todos ou parte dos dados da sua organização em um servidor remoto. O espaço nesse servidor é cedido por uma empresa terceirizada especialista no assunto, que normalmente conta com diversos profissionais inteiramente voltados ao tema.

Ao utilizar esse serviço, os empreendimentos protegem as informações empresariais contra falhas no sistema interno, possíveis desastres naturais e indisponibilidades. Assim, os colaboradores podem acessar tudo relativo ao seu trabalho, mesmo caso haja algum problema na infraestrutura local.

Funções e benefícios do cloud backup em uma empresa

Na nossa rotina, todos nós utilizamos os serviços na nuvem, como e-mail e redes sociais. No âmbito empresarial, essa tendência vem se tornando cada vez mais frequente, pois o ambiente cloud facilita processos que antes eram muito complexos. 

Falando do backup, sempre foi necessário trabalhar com muitas redundâncias e gastar muito tempo e dinheiro pensando em toda a logística. Afinal, as empresas precisavam comprar hardwares específicos, planejar o transporte e encontrar um espaço físico adequado.

O cloud backup veio como uma solução para esses problemas ao automatizar backups e guardar todas as informações em espaços virtuais. Assim, tudo seria periodicamente armazenado em servidores descentralizados altamente protegidos por criptografia avançada.

Powered by Rock Convert

Com a nuvem, a sua empresa não precisará manter um hardware físico, evitando custos com refrigeração, manutenção, trocas de peças e tantos outros. Isso também impacta diretamente na sua equipe de TI, que poderá focar no cerne do negócio, ao invés de se preocupar com problemas relativos aos servidores locais.

Além disso, upgrades e downgrades da tecnologia são muito mais fáceis na nuvem. Afinal, não será necessário correr contra o tempo para comprar novos equipamentos (ou se desfazer deles), visto que todo o espaço de backup é virtual.

Como implementar um cloud backup

Além de oferecer tantas vantagens, ter um cloud backup não é algo muito difícil. Basta seguir três etapas para que você possa fazer esse processo sem dores de cabeça. Veja elas abaixo:

Defina os dados que serão armazenados

Antes de tudo, é preciso escolher os dados que irão para a nuvem. Seriam eles dados financeiros e contábeis? Contratos? Arquivos de bancos de dados? Planejamentos completos? Ou tudo isso? Liste o que for necessário e, se possível, separe-os em uma pasta no seu computador.

Busque por empresas que atendam sua necessidade

Depois disso, você deve buscar por empresas que ofereçam cloud backup e verificar os planos disponíveis, como a Best Backup. Nessa etapa, é muito importante observar se a quantidade de espaço oferecida supre a sua demanda. Afinal, é a partir daí que toda a rotina de backup será planejada.

Automatize o backup

Após definir os dados e escolher a empresa terceirizada, basta criar a rotina de backup, definido a frequência e os horários em que eles serão feitos. Esse procedimento pode ser diário, semanal ou mensal: tudo depende da sensibilidade das suas informações.

Defina esses aspectos com a sua equipe de TI e a empresa contratada para que o processo flua da melhor maneira possível. Além disso, leve em consideração que a execução de backups em horário comercial pode causar lentidão na internet, prejudicando o trabalho dos seus colaboradores.

Entendeu como o cloud backup é muito útil ao seu empreendimento? Várias empresas estão migrando para o sistema devido à sua fácil implementação e seus diversos benefícios. Afinal, manter o sistema de backup convencional gera enormes custos no cenário atual.

Powered by Rock Convert